Células-tronco, também chamadas de células-mãe ou estaminais, são células que possuem a importância muito discutida nos últimos tempos pelo fato de terem a melhor capacidade de fazer divisão celular e criar tanto células idênticas, quanto diferenciadas. Em alguns países, é expressamente proibida a clonagem de células-tronco, mesmo em questões medicinais, enquanto em outros, é muito incentivado.
Existem dois tipos de células-tronco: as embrionárias e as adultas.
- Células-tronco Embrionárias: encontradas nos embriões, são responsáveis pelo desenvolvimento do feto pelo fato de poderem, através da divisão celular, se tornar praticamente qualquer célula necessária para o corpo humano.
- Células-tronco Adultas: células com um certo limite de transformação em outras células através da divisão, são encontradas em diversos tecidos como fígado, sangue e placenta. O resultado utilização desse tipo de célula em questões medicinais é incerta, pois quando utilizada em animais, tumores são causados.As células-tronco adultas, por serem derivadas de organismos já desenvolvidos, podem ser utilizadas também para estudos de doenças, por terem as mesmas características de seu doador.
Daqui a alguns anos, talvez até antes, as células-tronco provavelmente poderão ser clonadas legalmente em todos os países, o que é o certo a se fazer. Através de estudos e pesquisas, os governantes irão perceber que se todos os que necessitarem de transplante de órgãos esperarem por doadores, grande parte não sobreviveria e, com a clonagem das células-tronco, a maioria não teria, ou teria pouquíssimos efeitos colaterais, e teria uma grande melhora de vida. As células-tronco, por poderem criar novos tecidos, também podem acabar com as deficiências físicas, como a tetraplegia. Com o avanço dos estudos científicos, esperamos que isso aconteça o mais rápido possível.
Acho que você deixou bem esclarecido todo o assunto e sua opinião sobre o assunto ficou bem desenvolvida, parabéns!
ResponderExcluir